Saúde de Rua cresce 35% e faz mais de 5,4 mil atendimentos gratuitos em 2025
05/04/2025
(Foto: Reprodução) Iniciativa ocorreu neste sábado. Promovida pela Rede Amazônica, ação teve participação de 40 parceiros e 500 voluntários. População é atendida no Saúde de Rua
Samantha Rufino/g1 RR
A iniciativa Saúde de Rua encerrou com 5.425 atendimentos gratuitos à população em Boa Vista. A ação, promovida pela Rede Amazônica e parceiros, cresceu 35% em relação ano passado. Com o apoio de mais de 500 voluntários e 40 instituições parceiras, foram oferecidos neste sábado (5) serviços nas áreas de saúde, cidadania, bem-estar e lazer.
Os atendimentos superaram os 4.016 registrados no passado. Em números reais, neste ano houve um salto de 1.409 atendimentos. A marca histórica foi celebrada pela Rede Amazônica, tendo em vista que a emissora valoriza a aproximação social com a população.
Dia do 'sim': Casais dizem 'sim' e oficializam amor em casamento coletivo no Saúde de Rua 2025
Tempo real: Veja como foi o Saúde de Rua
"O Saúde de Rua vai muito além do cuidado com o bem-estar: ele é uma ponte entre a Rede Amazônica e a população. Ao oferecer serviços que promovem qualidade de vida, mostramos que nos importamos genuinamente com as pessoas, fortalecendo vínculos, construindo confiança e gerando um impacto social positivo. Essa proximidade é essencial para consolidar nossa presença e reafirmar nosso compromisso com a responsabilidade social", disse a gerente de marketing da Rede Amazônica Roraima, Katiane Nogueira.
Os cinco serviços com mais atendimentos no evento foram:
Assistência farmacêutica – 1.696 atendimentos
Doses de vacina aplicadas – 628 atendimentos
Informação prevenção do câncer de mamas – 252 atendimentos
Oftalmologia – 270 atendimentos (somando a Secretaria Estadual de Saúde e o Instituto Amazônia do Brasil)
Pediatra, otorrino, clínico, ortopedia – 280 atendimentos (Instituto Rovena)
A novidade deste ano foi o casamento coletivo. Pela primeira vez, sete casais disseram "sim" e oficializaram a união no evento. Além disso, outro sucesso de público foi a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), feita pela Polícia Civil. Foram emitidas 150.
'Muito proveitoso'
Mery Valéria Calheiros faz a Carteira de Identidade Nacional no Saúde de Rua
Valéria Oliveira/g1 RR
A professora Mery Valéria Calheiros viu no Saúde de Rua a oportunidade de atualizar o Registro Geral (RG) para a CIN. Depois de alguns minutos na fila, ela conseguiu o documento: "fazia uns dias que estava querendo. Vi que ia ter essa ação de graça e decidi vir. Foi muito proveitoso", disse ela.
Maria Nazaré Calheiros, de 78 anos, foi atendida pelo neurologista no Saúde de Rua 2025
Valéria Oliveira/g1 RR
Mery Valéria estava acompanhada da mãe, a aposentada Maria Nazaré Calheiros, de 78 anos, que havia se consultado com o neurologista. "Peguei a receita e vou comprar os remédios. Foi muito boa a consulta", disse.
'Atendimento foi 'top 10'
Pocopio Sandes, de 57 anos, foi atendido pelo serviço de odontologia do Sesi
JG Grana/g1 RR
Depois de ser atendido pela equipe de odontologia do Serviço Social da Indústria (Sesi), o aposentado Pocopio Sandes, de 57 anos, deixou o Saúde de Rua satisfeito com a experiência. Ele aproveitou a ação para fazer uma avaliação bucal e tirar dúvidas sobre os cuidados com a saúde dos dentes.
"Achei ótimo, desde chegada. Nós, os cabelos de prata, tivemos prioridade. Então, o caminho e o atendimento foram top 10", disse ele.
'Saí muito contente e grata'
Maribel Gonzales, de 57 anos, recebeu atendimento ginecológico no Saúde de Rua 2025
JG Grana/g1 RR
Maribel Gonzales, de 57 anos, aguardava há dias por uma consulta com ginecologista, mas enfrentava dificuldades para conseguir atendimento na rede pública. No Saúde de Rua, ela viu a chance que precisava.
"Estava esperando há muito tempo uma consulta e nunca encontrava, procurava um ginecologista, ia para todos os postos de saúde, e nada. Então chegou essa oportunidade. Consegui a ficha, cheguei a tempo e fui atendida. Saí muito contente e grata ao doutor", disse ela, após ser atendida pela equipe da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), parceira do evento que ofereceu consultas com médicos especialistas.
'Totalmente relaxada'
Maria Elenita Torreias, de 57 anos, foi atendida pela Unama
JG Grana/g1 RR
Com dores no corpo e em busca de alívio, Maria Elenita Torreias, de 57 anos, aproveitou a ação do Saúde de Rua para passar por uma sessão de ventosoterapia com a equipe de fisioterapia da faculdade Unama. Depois do atendimento, ela não escondeu a satisfação: "Atendimento nota 10, me sinto totalmente relaxada agora", disse.
Quem atendeu Maria foi a estudante Maria Clara, de 21 anos, que está em formação para se tornar fisioterapeuta. Segundo ela, o objetivo foi oferecer um momento de cuidado e bem-estar a quem buscava atendimento na ação.
Unama oferta atendimento com ventosa no Saúde de Rua 2025
Valéria Oliveira/g1 RR
"Nosso objetivo foi trazer relaxamento para essas pessoas que vêm à procura da liberação miofacial [técnica de fisioterapia que alivia dores musculares e promove relaxamento] da ventosoterapia. A gente faz o nosso melhor para deixar o dia deles mais relaxante. Os pacientes chegam bem cansados, bem tensionados na musculatura", comentou.
'Oportunidade para escutar pessoas'
Shigeaki Ueki Alves da Paixão, voluntário da ação Saude de Rua 2025
Valéria Oliveira/g1 RR
Para que os mais de 5 mil atendimentos fossem realizados, foi fundamental a participação dos mais de 500 voluntários espalhados pelo Sesi. Eles atuaram em várias frentes, principalmente na organização das filas para os serviços. Um dos voluntários foi Shigeaki Ueki Alves da Paixão. Durante toda a manhã, ele ajudou a direcionar cada pessoa para o atendimento que precisava.
"Foi um trabalho valioso. Uma assistência social de qualidade. Foi uma oportunidade de escutar as pessoas, principalmente as que realmente precisam. Trabalhos como esse nos forja a saber escutar", disse.
'Realçando Beleza'
Projeto 'Realçando Beleza' faz atendimentos no Saúde de Rua 2025
Samantha Rufino/g1 RR
Entre os diversos serviços oferecidos no Saúde de Rua 2025, um deles ajudou a elevar a autoestima de quem passou pelo evento: o projeto Realçando Beleza, coordenado pelo cabeleireiro Tyago Marinho. A equipe levou atendimentos gratuitos de corte de cabelo e escova.
O objetivo do projeto, segundo Tyago, vai além da aparência. “Acho bem interessante essa questão da ação social, voltada para pessoas, levando autoestima, levando autocuidado. É uma forma de demonstrar amor ao próximo”, disse. Ele até ajudou uma das noivas do casamento coletivo a ficar mais bela para o "sim".
Toda pessoa deveria estar fazendo essa transformação num dia especial, como hoje, que é o dia da Tereza, que está se casando. Fico feliz de estar participando desse momento tão especial para ela”, completou.
População é atendida no Saúde de Rua
Samantha Rufino/g1 RR
Em 2025, o Saúde de Rua chegou à 11ª edição, e reuniu milhares de pessoas em um única manhã de ação social. Realizada na sede do Serviço Social da Indústria (Sesi), a iniciativa ofereceu todos os serviços de forma gratuita à população.
O público teve acesso a atendimentos nas áreas de saúde, bem-estar, cidadania, assistência jurídica e social, além de atividades voltadas ao público infantil.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.